Performance - Levando Fumo 2018/2019

Por Roberto Santos

A partir de estudos voltados para o contexto colonial escravocrata, a performance Levando Fumo 2018/2019 passeia pela vida das pessoas escravizadas para trabalhar nas lavouras de cana-de-açucar, café, fumo e produção de cachaça na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos esses produtos, além de serem consumidos em terra Brasilis, eram também importados para Europa e África. Mas o mais agravante, era a morte súbita de muitos negros nas péssimas condições a que eram submetidos para trabalhar. Muitos ficavam confinados na senzala, sob o julgo do capitão do mato. O tempo passou, a escravidão foi extinta. A partir de um olhar decolonial, nos fica as seguintes perguntas:

A exploração dos corpos negros se extinguiu após a abolição da escravatura em 1888?

A exploração da mão-de-obra continua em pleno século XXI?

Houve mudanças ou ainda a morte continua a assolar a realidade de corpos negros e afro-descendentes?

São as citadas indagações relatadas acima, que faz com que a performance seja mais que necessária no momento atual, pois a cada dia, temos mais e mais pessoas à beira da morte, pela falta de condições dignas de trabalho, de saúde, educação e cultura.

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Performance - Levando Fumo 2018/2019

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Performance - Coração Dilacerado 2018

Por Roberto Santos

A Performance Coração Dilacerado 2018 surge a partir de estudos voltados para o entendimento do fluxo imigratório de pessoas escravizadas entre os Sec XV e XIX, através do tráfico transatlântico para as Américas, incluindo o Brasil. Durante a travessia, pessoas escravizadas, que incluía homens, mulheres e crianças, eram transportadas nos navios negreiros ou navios tumbeiros, como se fossem mercadorias de compra, venda e troca. A viagem era longa, e muitas vezes durava meses. Com isso, muitos seres humanos morriam, sendo jogados ao mar. Famílias africanas foram dizimadas, grupos étnicos e grandes dinastias foram desarticuladas com o mercantilismo. A memória, os valores culturais e o sentimento de perda, foram trazidos na mente e no coração do povo negro. E a partir dessas lembranças, guardadas no coração, refizeram-na em solo brasileiro.

A performance, propõe a costura destas memórias e demonstra que mesmo refeita, não se apagaram as atrocidades realizadas por mais de três séculos, pois os resquícios permanecem até a contemporaneidade.

Qual é a memória ancestral que você carrega sendo negro afro-descendente?

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Performance - Coração Dilacerado 2018

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Performance - Coração Dilacerado 2018

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Performance - Coração Dilacerado 2018




Performances - SEIKETSU 2017

Por Roberto Santos

SEIKETSU 2017

SEIKETSU 2017

A partir de estudos em diversas culturas onde o sal mineral é utilizado para rituais de purificação, o Artista Roberto Santos convida o público a participar da performance ritualística Seiketsu.

Seiketsu propõe a purificação do corpo, diante à velocidade da vida contemporânea, onde cada vez mais, o ser humano afasta-se de costumes familiares, rituais de purificação e o religari com o divino.

A ação performática Seiketsu, através do ator performer Roberto Santos, investiga a relação com espaço tempo, ancestralidade - e convida o público a fazer parte deste ritual simbólico, regado de profundidade e resgate de memória afetiva. Você já se purificou?​

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Performances - SEIKETSU 2017

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Performances - SEIKETSU 2017

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Performances - SEIKETSU 2017

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Performances - SEIKETSU 2017




Performances - MANEQUIM VIVO

Em diálogo com as Artes Cênicas e Artes Visuais, o artista Roberto Santos desenvolveu a Performance Manequim Vivo, tendo como referência os Irmãos GeorgeXGilbert e Kraftwerk. A Performance acontece em espaços alternativos, com apoio audio visual criado pelo mesmo, de acordo com o conceito a ser evidenciado.

Surgem personagens variados, do cotidiano e também fantásticos.

A Arte da Performance baseia-se no contato com o público de maneira direta onde o artista expressa variadas questões relacionadas com o dia-a-dia e suas problemáticas. Enquanto as Artes Cênicas, tem por objetivo propor ao espectador um olhar reflexivo e crítico, ambas linguagens aliadas à criação do artista, fazem-no também um performer que traduzirá através do corpo e contato direto com o público, a experiência sobre tais realidades.

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Performances - MANEQUIM VIVO

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O Corpo Como Suporte de Obras de Arte

O Artista Roberto Santos, em processo de trabalho em performance, através do contato com obras de artistas renomados do circuito de Artes Visuais:Ayrson Heraclito, Cintia Howley, Laura Lima e Richard Downing, realizou variados trabalhos em que seu corpo é utilizado como suporte e também tornar-se a própria obra de arte, pela necessidade de se ter um corpo para ativar e realizar a performance. Pois a performance somente é consolidada a partir de um corpo presente e atuante.

Embora possua performances autorais, o Performer Roberto Santos ao se relacionar com o conceito destes artistas, enriqueceu repertório, ressiginificando sua prática, e com isso, aprimorou suas experiências estéticas e artísticas no campo da performance.

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Série Fotográfia - Corpo Forma

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