Facebook Tumblr Instagran You Tube

Roberto Santos

Prefil Cronológico

  • Nasce Roberto Santos, em São Paulo no bairro Jabaquara.

    Filho de Maria de Jesus Lima e José Carlos Matos Santos, ambos lavradores, que haviam migrado do Nordeste, da cidade de Teofilândia-BA, para São Paulo.

  • Ingressa na Escola Infantil Jardim Niagara

  • Ingressa na EEPG Almirante Barroso para a conclusão do ensino básico;

    Durante esse período surgem os primeiros indícios de apreciação às Artes, se destacando nas aulas de pintura, desenho, música e percussão;

  • Conclui o ensino básico na EEPG Aracy de Abreu Pestana em Taboão da Serra;

  • Ingressa na EESG Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr, para a conclusão do colegial;

    Inicia o curso de Modelo e Manequim na Kratera Modas.

    Participa de Desfiles de Moda após a formação no curso para Jo e Mary, Lady Lou, Hippie Mania e Caf Modas

    Aprimora seu curso em Evolução Academy e participa também do Desfile Rommel e Ralph por Joara Damin.

  • Inspiração em eventos e lojas por diversas lojas de departamentos em São Paulo e outros estados do Brasil.

  • Busca aprimoramento como Manequim na Escola Joyce Manequins e Maneiras – esta era coreógrafa do Concurso Miss Brasil transmitido por Silvio Santos.

  • Realiza performances Manequim Vivo para Grife Sanivlan, Shopping Interlagos, Ray-Rá Confecções, Casa Califórnia, Cia da Criança.

  • Conclui o Colegial na EESG Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr.

    Realiza trabalhos para Marisa Nabuco Model, Bug House Stop, Face Oculta Designer, Simpi Feira da Micro Pequena Indústria, Mart Center e Meias Lupo.

  • Ministra aulas de Modelo e Manequim por Dilson Stein Produções e Táxi Model International Agency

    Viaja para vários estados do Brasil levando sua experiência para jovens dando Aulas de Modelo e Manequim através do Projeto Dílson Stein e Táxi Models International Agency.

    Realiza trabalhos para Ceras Johnson no lançamento de vários produtos, Encol Empreendimentos Imobiliários, Mango, Tennis Cooper, Tintas Globo.

  • Apresenta-se no Programa Raul Gil – Você é o Show homenageando Charles Chaplin e Programa Petrúcio Mello.

    Realiza Performances para Ceras Johnson, Balafon African Music Hall, Fiorucci Agency, Soweto Afro Reggae Dance, Centro de Reabilitação Sagrado Coração de Jesus, Influir.

    Inicia-se no Candomblé afastando-se da área artística por 4 meses e tem seu primeiro contato com a dança afro-brasileira e religiosa.

  • Realiza performances para Ceras Johnson, Instituto São Vicente de Paula.

  • Realiza performances para Maison Colombo, Ópera Lis, Kanaloa Beer Dancing, Expoagas Rio Grande do Sul, Coca-Cola,Insight Prod. Quimícos, Promode Brasil, New Company Black Models.

  • Laticínios Catupiry – Talentos Emergentes 98, Exponor 98 – Pernambuco,Mercado dos Importados, Apas 98 São Paulo, Colgate Palmolive.

    Busca aprimoramento da Dança Afro através da Oficina Oswald de Andrade.

  • Realiza performances para Fenatec – Feira Internacional da Tecelagem e Couromoda.

    Obtém sua profissionalização pelo Sinddança confirmando suas aptidões como dançarino.

    Participa do Carnaval pela Escola Camisa Verde e Branco representando a descoberta do champagne por D.Perignon.

    Saiba mais...

  • Por questões políticas é expulso do Candomblé não mais aliando-se a nenhuma religião sem perder a religiosidade.

    Ingressa para o Balé de Arte Negra Umes dirigido por Firmino Pitanga e Yáskara Manzinni, participando do Conto Crioulo A Fuga do Tio Ajayi.

    Participa de algumas apresentações do Balé Popular Brasileiro – Bienal Naifs Brasil, Carnaval Unidos do Peruche.

    Realiza performances Manequim Vivo para Mambo Bazar Gitano, Cosmética, Ópera Lis Lounge Bar.

  • Viaja para o Japão e participa de shows brasileiros através de Otsuka Sangyo Co. Proprietária do Samba Patio Restaurant Lounge – permanece 6 meses.

    Saiba mais...

  • Retorna ao Brasil e também para o Balé de Arte Negra Umes participando do segundo repertório da Cia. A Revolta dos Malês e prossegue suas performances artísticas e refaz seus contatos.

    Posa para o renomado fotográfo Gal Opido em Nuances.

    Colabora doando sua imagem para a Revista Afro Magazine na Matéria Dança Negra Resistência e Vida pelo Centro Cultural Africano e Lisabi Cultural Center.

  • Permanece no Balé de Arte Negra da Umes e novamente é convidado para voltar ao Japão fazendo parte de shows brasileiros pela Otsuka Sangyo Co. Permanece por mais 6 meses e participa de vários eventos: Mitta Carnival Show, Jiyuogaoka Carnival e dos eventos no Stadiun International Kashima Antlers.

    Posa para catálogos através da Agência de Modelos Ion Star Corporation Japan.

    Saiba mais...

  • Novamente no Brasil participa do Carnaval pela Mocidade Alegre e pelo Camisa Verde e Branco – sua escola do coração

    Refaz novamente seus contatos e continua dançando e realizando performances Manequim Vivo – Inspiração.

    O Balé de Arte Negra Umes é instinto por falta de verba do Ministério da Cultura

    Saiba mais...

  • Aprimora seus conhecimentos em modalidades corporais no Projeto Dançar da Escola Municipal de Bailados

    Participa do Espetáculo Andança dirigido pela coreógrafa Kátia Dias e faz performances na Feira do Turismo – Pavilhão Expo Center Norte

    Relata para a Revista Raça Brasil sua trajetória internacional na Matéria Vida Real por Romário de Oliveira

  • Cria performance para TIM CELULARES em homenagem ao CIRQUE DU SOLEIL e aprimora seus conhecimentos em cursos livres em oficinas alternativas de dança

    Relata para a Revista Olho Vivo – Japão Matéria Orgulho de Ser Brasileiro - Conte Sua História por Raquel Santa Rosa

  • Através da Rising Star Corporation e Snizhana Maznova participa do Swing Brazilian Show em Taiwan no Formosan Aboriginal Culture Village - um dos mais famosos parques temáticos da Ásia – permanece 3 meses

    Saiba mais...


    De volta ao Brasil aprimora seus conhecimentos de dança na Crisantempo

  • Mais uma vez através de Snizhana Maznova viaja para Turquia participando do Swing Brazilian Show Turkey Tour em hotéis 5 e 7 estrelas por toda a costa do Mar Mediterrâneo e Negro – permanece 6 meses

    Saiba mais...

  • Novamente no Brasil realiza performances no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo - Exposição Estratégias Para Perceber a Arte representando as obras artísticas de Laura Lima - O Palhaço e a Buzina e Corpo de Bala Homem - Carne Mulher - Carne

    Saiba mais...


    Recebe o Troféu de Melhor Destaque do Carnaval Paulista pela Escola de Samba Leandro de Itaquera por ter realizado uma ótima apresentação no Anhembi

    Matricula-se na FPA-Faculdade Paulista de Artes no curso Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas – Licenciatura. Aqui investe o dinheiro ganho em suas viagens no aprimoramento de suas aptidões artísticas de uma forma profunda e conceitual.

  • Ingressa para a FPA – Faculdade Paulista de Artes

    Realiza performances no MAM SP - novamente complementando as obras da Artista Plástica Laura Lima na Exposição 10 Anos Do Nucleo Contemporâneo
    O Museu de Arte Moderna é o único no país a investir numa performance como obra de arte. Roberto Santos é um dos escolhidos para essa representação

    Participa do Programa DE BEM COM A VIDA no canal D+TV via internet e conta suas experiências em viagens e a contribuição para a divulgação da cultura regional brasileira através da dança no exterior.

    Através da Escola de Samba Leandro de Itaquera representa os Pajés de Parintins no Espaço Cultural Grande Otelo - Anhembi

    Posa para Revista Carnaval Brasileiro 2010

    Recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu de Melhor Destaque do Carnaval Paulista pela Escola de Samba Leandro de Itaquera por ter realizado uma ótima apresentação no Anhembi

    Participa como figurante na Peça O Percevejo Vladimir Maiakowski sob a direção do ator diretor André Latorre

    Passa a fazer parte do Setor Educativo do MAM – trabalha como arte educador estagiário apresentando exposições para grupos escolares e espontâneos.

    Encena O Monólogo O Homem Indignado De Raul Cortez dirigido pelo ator diretor André Latorre no Teatro Ruth Escobar – SP.

    Saiba mais...

  • Em trabalho de grupo coletivo passa a fazer parte do Grupo de Teatro Apoema

    Encena Os Tecelões de Gerhart Haupptmann dirigido pelo ator diretor André Latorre no Teatro Ruth Escobar – SP

    Saiba mais...


    Participa do Carnaval 2011 no Sambódromo Anhembi pela GRCES Unidos Do Peruche com o samba enredo 100 Anos De Teatro Municipal Bravo! Bravíssimo! representando o Pierrot da Comedia Dell Arte
    Desfila também para a Escola de Samba Sta Bárbara e Leandro de Itaquera como Destaque interpretando diferentes personagens como Arlequim e O Faraó.

    Recebe homenagem na Estação Cultural do Samba – Shopping Light através do Jornalista Maurício Coutinho pelo constante apoio e incentivo ao Carnaval Paulistano e pela forma colaborativa com que sempre atuou no engrandecimento da Cultura Popular Brasileira através de performances e mostras internacionais de dança na Ásia e Europa.

    É contratado para o trabalho fotográfico ProjeçãoXCorpoXImagem através do IIF - Instituto Internacional de Fotografia – SP. É fotografado por 18 fotógrafos em que cada um desenvolve através do olhar sensível várias formas de evidenciar o nu artístico masculino através da arte fotográfica.

    Desenvolve performances no Evento Cultural Sencity 2011 para acessíveis auditivos no Mam – Psicodelic Fênix e Brazil Fascination Show juntamente com Léo Castilho – acessível auditivo e quebra com essa ação o preconceito contra deficientes visuais e através da Dança Contemporânea, Afro – Brasileira e o Samba - demonstra a possibilidade de desenvolver atividades artísticas que transcendem a limitação humana.

    Faz parte da Peça Auto Móvel do Inferno – peça teatral contemporânea tendo a adaptação do texto Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente no Teatro Ruth Escobar Sob a direção de Andrea Egydio – atriz e diretora.

  • Novamente convidado para ser suporte da Obra O Palhaço e a Buzina Reta de Laura Lima no Mam – na Exposição O Retorno de Tamagni - Pelos Caminhos Difícies até as Estrelas.
    Esta performance instância foi realizada por 3 meses durante todo a vigência da exposição em carga horária de 6hs diárias de terça a domingo.

    A convite da Revista Bravo! participa do ensaio fotográfico referente a Obra O Palhaço e a Buzina Reta de Laura Lima que o impede de falar sobre o papel do performer como suporte . A própria revista em sua edição posterior expõe a indignação sobre a proibição.

    Atua como arte educador no SESC Pompéia nas exposições: Arte Turca Contemporânea e Território de Contato

    Faz parte do elenco da Peça Pelo Buraco da Fechadura – Direção do ator diretor Ivano Lima em Tributo ao Centenário de Nelson Rodrigues no Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz – SP

    Em parceria com a atriz Sandra Soar cria figurinos para a Peça 1915 de Arthur Haroyan que aborda o Genocídio na Armênia.

    Atua como Educador Mediador no SESC Pompéia

    Conclui o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela FPA- Faculdade Paulista de Artes

  • Participa do Carnaval Paulista pela Leandro de Itaquera representando as riquezas do café
    Desfila também pela Acadêmicos do Tatuapé sendo Destaque do Carro Alegórico Shows Pelo Mundo em homenagem à Beth Carvalho.
    Desfila pela Santa Bárbara representando O Poder das Folhas

    Matricula-se no Curso Pós-graduação em Artes Cênicas na FPA- Faculdade Paulista de Artes

    É contratado pela Sapoti Projetos Culturais e realiza trabalhos no Setor Educativo do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil realizando ações poéticas, performances artísticas, dança popular brasileira e mediação com grupos escolares nas exposições de arte.
    Participa como modelo vivo para estudantes de artes visuais no Centro Cultural da Penha

    Através de investigações, desenvolve pesquisas que norteam seu trabalho como artista docente com a realização da monografia: O Corpo Híbrido do Ator Nas Artes – tendo como referência: Pina Bausch, Bob Wilson, o Grupo Kraftwerk, Antonin Artaud e Mathew Barney.

    Participa da Mostra Excêntrica de Artes sob a curadoria de Sissa Oliveira e Anderson Maciel ambos do Coletivo Sankofa. Expõe os vídeos arte Crossdresser e Identidade 2013, além de imagens fotográficas referindo-se ao processo de criação

  • Permanece prestando serviços para a Sapoti Projetos Culturais como educador em exposições de arte, ator e performer - realizando ações poéticas performativas e também a Visita Patrimonial Teatralizada, interpretando o personagem Hippolyto Gustavo Pujol Jr, arquiteto renomado na década de 20 que construiu a primeira sede do Banco do Brasil em São Paulo

    Desenvolve projetos de performance: Meu Corpo Seu Corpo, Carnaval e Corpo Contemporâneo

    Saiba mais...


    Participa do Projeto Rastejar com a direção de Wagner Vasconcelos atuando como ator na temática teatro alternativo contemporâneo

    Saiba mais...


    Desfila pelas escolas de samba: Acadêmicos do Tatuapé, Leandro de Itaquera, Santa Bárbara.

    Apresenta a Monografia O Corpo Híbrido nas Artes, concluindo a pós graduação em Artes Cênicas pela FPA – Faculdade Paulista de Artes tornando-se especialista em Artes Cênicas.

  • Permanece no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil pela Graviola Projetos Culturais e Educativos – realizando mediação em exposições de arte como educador, ator e performer.

    Desenvolve Ações Poéticas Performativas para a Exposição Picasso e Modernidade Espanhola interpretando o Toureiro de Málaga – uma metáfora ao alter ego de Picasso.

    Participa da Exposição Terra Comunal – Marina Abramovic MAI no SESC Pompéia, em Transmutação da Carne by Ayrson Hieráclito – Corpo Coletivo 30 Performers.

    Desfila pelas escolas de samba: Acadêmicos do Tatuapé, Leandro de Itaquera, Santa Bárbara e convidado pela Colorado do Brás para fazer parte da equipe de destaques.
    Participa do Carnaval Paulista, comemorando os 15 anos, participando da festa popular interpretando vários personagens ao longo de sua carreira, atuando como Destaque de Chão e Destaque de Carros Alegóricos.

    Desenvolve ações Poéticas na Exposição Kandinsky – Tudo Começa Num Ponto criando diálogo com a performance, a arte do ator e música. Seu personagem abstrato, representado pela cor azul na indumentária do Maestro Celestial, traduz o azul que para Kandinsky era a cor transcendental, que convidava o ser humano rumo ao essencial, ao mundo espiritual.

    Desliga-se da Sapoti Projetos Culturais não fazendo mais parte da Equipe do Programa Educativo

  • Desfila para as Escolas de Samba do Grupo de Acesso: Colorado do Brás, Leandro de Itaquera e Unidos de Sta. Bárbara, realizando performances diferenciadas e também diferentes personagens.

    Participa da Exposição Desenho de Cena#1 com curadoria de Aby Cohen, através da Zebra 5 Jogo e Arte, atuando como Performer e Educador Mediador.

    Permanece no Projeto Rastejar – Grupo Golpeia, em processo de pesquisa na Arte da Performance e Arte do Ator desenvolvendo trabalhos coletivos.

    A Convite de Cibele Camachi, realiza a Residência Educativa e Artística no SESC Fábrica Pompeia, criando mediações à exposições de arte e também intervenções poéticas em diálogo com o conceito trazido pelos artistas vigentes: Nuno Ramos, Walmor Correa, entre outros

    Saiba mais...

  • Participa da estréia do Grupo Golpeia de Teatro com o Projeto Rastejar, no Viga Espaço Cênico permanecendo três meses em cartaz: Janeiro a Março 2017.

    È convidado a realizar Residência artística e educativa no SESC Pompeia nas exposições de Nuno Ramos, Walmor Correa e British Conciul. Na proposta da residência realiza performances em diálogo com o trabalho dos artistas citados acima. E ainda, cria intervenções que dialogam com o público com assuntos relacionados ao Patrimônio SESC Fábrica Pompeia – Cidadela da Liberdade.

    Participa do Carnaval 2017 pelas escolas de Samba: Leandro de Itaquera, Barroca Zona Sul e Pérola Negra - em comemoração aos 18 anos de Destaque Carro Alegórico e Destaque de Chão no evento popular paulistano.

    Finaliza a Residência Educativa e Artística no SESC Fábrica Pompeia.

    Inicia projetos de performance, exposição de artes, propondo colocar em evidência o processo de pesquisa O Corpo Híbrido nas Artes, a partir de sua monografia apresentada em 2013 na Faculdade Paulista de Artes.